Apresentação

A evolução técnica e a melhoria do serviço em Medicina Equina na Bahia são pujantes, haja vista a recente instalação de Hospitais e Clínicas Privadas voltadas exclusivamente para o atendimento Médico Veterinário para Equinos. O principal objetivo desse projeto é o resgate da Medicina Equina nos ambientes Universitários da Bahia, uma vez que há uma crescente demanda por profissionais especializados, novas técnicas diagnósticas e novas alternativas terapêuticas. Assim, é possível observar a grande relevância do fomento à Educação Continuada em Medicina Equina em nosso Estado.

O surge então para preencher essa lacuna existente nos centros universitários baianos. Na sua primeira edição, em 2013,  foram mais de 150 participantes inscritos entre alunos de graduação e pós-graduação de 6 instituições de ensino superior diferentes e profissionais renomados da hipiatria baiana. Na sua segunda edição, em 2015, foram 170 participantes inscritos, na terceira edição tivemos em conjunto o Fórum de Gastroenterologia que só teve a agregar, e contamos com a presença de mais de 200 participantes. Dessa forma, na quarta edição, em 2019, no IV SIMBAMEQ, buscamos evoluir trazendo novidades e conhecimento para atualização no estudo da medicina veterinária equina.

Esse evento atua como exemplo para que a Medicina Equina se faça presente no ambiente acadêmico estimulando a produção científica, o ensino e extensão universitária na temática da Hipiatria na Bahia.